Obrigado Irmã Venerini Lucilla Gesuè. Descanse na paz da missão cumprida!


No ano que a Igreja do Brasil vive a Campanha da Fraternidade sobre Educação, Lagarto, e em especial o Bairro Ademar de Carvalho, recebem a notícia cristã da Páscoa da Professora Irmã Lucilla Gesuè. Sua morte corporal, após uma vida doada nestas terras, não deve ser vista como a morte pagã, triste e desesperadora. Pelo contrário, a morte do corpo de uma cristã, mulher, professora como Lucilla, que acreditou em Jesus, viveu os valores do Reino de Deus ao lado dos pobres, é a pascoa do justo descanso, é a colheita  espiritual após uma longa vida doada a missão de cuidar dos filhos pobres de Lagarto. Todos nós, frutos dessa missão tão potente como é a história das Irmãs Venerinis, sentimos a alegria de ter convivido com a Ir Lucilla e declaramos nossa gratidão a Deus, pelas obras dessa missão no Brasil, Sergipe, Lagarto e, principalmente, no Bairro Ademar de Carvalho tão sofrido🌵 e tão amado💓 por essas irmãs.

Obrigado 🌾

Att Rogério Andrade



Grito dos Excluídos 1: da margem para o centro da existência social

       Gritar é um ato desde sempre reprimido. Esses dias, na catequese de crisma, fazíamos o estudo bíblico do Cego Bartimeu (Mc 10, 46-52) e algumas características dele trazem significado ao Grito dos Excluídos. 
      Bartimeu era um homem sem nome. O prefixo “Bar” significa filho, Timeu era nome de seu pai, portanto ele não tinha valor, era apenas o filho de Timeu, assim como tantos desvalorizados que há hoje no Brasil.
      Devido a interpretação dada à lei de Moisés, a cegueira de Bartimeu o fazia impuro, tendo que morar fora da cidade, à margem de uma estrada, cobrir-se sempre que alguém passasse perto, jamais ficar de pé e conversar com as pessoas, podendo apenas estender as mãos para esmolar.Tudo isso para que estas pessoas não se tornassem impuras por estar com ele.
        Semelhantemente, mecanismos injustos de reprodução social no Brasil ainda mantém, geração após geração, a exclusão de vários grupos sociais. Marginalizados, os negros, indígenas e ciganos são minorias nos centros urbanos e maioria em favelas e periferias que fundaram no passado, comunidades geralmente abandonadas pelo poder público, sem escolas, sem postos de saúde, sem espaços de esporte e lazer. O que resta a esses jovens de periferia? De que outra forma não reproduzirão socialmente a vida sofrida que os pais, avós e demais antepassados tiveram? 
         Ao perceber quem passava na estrada e proibido de falar,o cego começou a gritar por Jesus. Os discípulos que, como os padres e pastores de hoje, tinham a missão de trazê-lo a Cristo, repreenderam-no, tentaram silenciá-lo, impedi-lo de incomodar “a paz”da sociedade, e ele gritava ainda mais alto. Ouvindo seus gritos, Jesus ordenou que ao invés de reprimir, trouxessem-no para o meio. 
        Desde 1995, as pastorais sociais da Igreja Católica do Brasil e a CNBB, vem promovendo atos na Semana da Pátria e no Dia da Independência, unindo fé e luta social,chamados GRITO DOS EXCLUÍDOS. Apesar de ser promovido pela Igreja Católica, na própria Igreja há seguimentos que preferem uma falsa calmaria, aconselhando o silêncio das vítimas do que enfrentar as forças poderosas que os vitimam, como fazia Jesus. 
      Para resistir a isso, além das pastorais sociais católicas, o Grito dos Excluídos foi abraçado pelas igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), pelos Movimentos Sindicais, Sociais (do Campo e da Cidade), Estudantis (Secundarista e Universitário), Populares, Associações de Classes e todos que desejam gritar o que vivem. 
        E o que resta após o Grito dos Excluídos? Bartimeu largou o manto, saiu da margem, passou entre as pessoas que não deveria aproximar, chegou ao meio, pôs-se de pé diante de Jesus e seguiu pelo meio do caminho com todos.

Sementes do Evangelho em Maomé e no Corão



"Cremos no nosso Deus, cremos no vosso Deus. Porque Deus é um só, o conteúdo é um só. A forma de chegarmos a Ele, sim, é diferente."


"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada."

"O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera." (82)


"É verdadeiro no mais puro sentido da palavra quem é verdadeiro em palavra, pensamento e ato." (401)


"Quem busca o conhecimento e o acha, obterá dois prêmios: um por procurá-lo, e outro por achá-lo. Se não o encontrar, ainda restará o primeiro prêmio." (278)


"A religião assemelha-se à chuva: quando cai em bom terreno, refresca as plantas e fá-las crescer." (240)

"É preferível aprender sabedoria uma hora do que orar toda uma noite." (277)

"Adquire conhecimento: ele habilita o seu possuidor a discernir o certo do errado." (290)


"Em religião não deve haver nada de imposição." (Corão 2, 257)


"Retribui o mal com o bem, e eis, aquele entre o qual e vós houvesse inimizade, se tornaria vosso sincero amigo." (Corão 41,34)

"O homem apega-se ao transitório e negligencia o eterno." (Corão 75 ,30)

Martin Luther King

Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: “Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.”

Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje.

Eu tenho um sonho que um dia “todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas; os lugares mais acidentados se tornarão planícies e os lugares tortuosos se tornarão retos e a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente”.

(Fragmento do Discurso "Eu tenho um sonho" - I have dream)

Bob Marley



"Dificil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer"

"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado.Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..."

"Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais"

"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos".

"Sou louco porque vivo em um mundo que não merece minha lucidez"

"Se a vida fosse bela, todo dia teria sol, todo mar teria onda, toda música seria reggae e toda fumaça faria a cabeça".

"Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres. Se voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as tive".

"Meu lar é sempre onde estou, meu lar está na minha mente, meu lar são meus pensamentos, meu lar é pensar as coisas que eu penso. Esse é meu lar. Meu lar não é um lugar material por ai... meu lar está na minha mente".

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos".

"Unidos venceremos
Divididos,
Cairemos"

Nelson Mandela



“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele.
Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”

“Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”


“Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. É nossa sabedoria, não nossa ignorância, o que mais nos apavora. Perguntamo-nos: 'Quem sou eu para ser brilhante, belo, talentoso, fabuloso?' Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. Seu medo não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Nascemos para expressar a glória de Deus que há em nós. Ela não está em apenas alguns de nós; está em todas as pessoas. E quando deixamos que essa nossa luz brilhe, inconscientemente permitimos que outras pessoas façam o mesmo. Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta as outras pessoas.”

BONDADE
“Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele,
ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender,
e se elas aprendem a odiar,
podem ser ensinadas a amar,
pois o amor chega mais naturalmente
ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
jamais extinta.”

“Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”

Chiara Lubich - A pena não sabe o que deverá escrever...

A caneta não sabe o que deverá escrever,
O pincel não sabe o que deverá pintar,
O cinzel não sabe o que deverá esculpir. 

Do mesmo modo, quando Deus se serve de uma criatura, para fazer surgir na Igreja uma obra 
sua,

ela não sabe aquilo que deve fazer.
É um instrumento.

E os instrumentos de Deus em geral têm algumas características: a pequenez, a fragilidade...
“a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus”.

Enquanto o instrumento se move nas mãos de Deus, ele o forma com mil expedientes dolorosos e alegres.
Assim torna-o sempre mais idôneo para o trabalho que deve fazer.
Até que, pode dizer com autoridade: eu nada sou, Deus é tudo.